Broca - Agrotis ipsilon

Conheça a Broca ou Agrotis ipsilon


Broca ou Agrotis ipsilon, como é conhecida cientificamente, é a nossa maior espécie Agrotis. Recebem a denominação popular de brocas, os estágios larvais de besouros, mariposas e borboletas que não podem ser vistos nas partes superiores das plantas.

Esta espécie é migratória e distribuída por quase todo o mundo. Assim, esta espécie não é um residente permanente durante todo o ano. Pode tornar-se comum em prados de montanha em altitudes mais elevadas no final do verão, principalmente durante o calor, períodos de seca. No entanto, o principal habitat é em áreas agrícolas e urbanas em altitudes baixas, e pode atingir surtos epidêmicos nestes habitats.

Esta espécie é uma lagarta-solo que se alimenta de vegetação herbácea geral, e muitas vezes é uma das maiores pragas em diversas culturas agrícolas. A larva é um dos poucos que é praticamente imune ao micróbio patogénico do solo Bacillus thuringiensis.

As medidas de controle devem ser intensificadas nos períodos mais quentes do ano, em função do aumento populacional do inseto neste período. Portanto, recomenda-se que as pessoas façam a rotação de cultura com tomate, cenoura, alho, brássicas, trigo ou arroz por 2 a 3 anos.

O controle da broca mais comumente utilizado é a aplicação de inseticida. Esse método pode ser empregado tanto no combate como na prevenção, sendo pouco eficiente no primeiro caso. No caso de aparecimento de brocas no jardim o ideal é fazer uma catação. Nas árvores pode-se aplicar uma mistura de calda de fumo nos buracos apertos pela broca, e depois deve-se fechá-los com cera derretida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário