Vaquinha ou Diabrotica

A Vaquinha ou Diabrotica speciosa é uma praga polífaga que afeta diversas culturas no Brasil.

Nos últimos anos, com o aumento da área de milho safrinha, as larvas do inseto vêm causando consideráveis danos.  O mesmo acontece com os produtores de batata.

A vaquinha ataca as raízes da planta reduzindo a capacidade de absorção de água e nutrientes, tornando-a menos produtiva como também mais suscetível as doenças. O adulto alimenta-se do limbo foliar, provocando perfurações circulares.

O adulto de Diabrotica speciosa, vive em média, 50 a 60 dias. É um besourinho de coloração verde com 5 a 6 mm de comprimento, de cabeça castanha, tendo em cada élitro três manchas amareladas.

O controle dessa praga deve ser feito através do modo de preparo da terra, que não deve ter baixa umidade. A ocorrência da larva é maior em sistema de plantio direto do que em plantio convencional. Os agentes de controle biológicos mais eficientes são os inimigos naturais Celatoria bosqi, Centistes gasseni, e os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae.

O método de controle mais usado no Brasil é o emprego de inseticidas químicos aplicados via tratamento de sementes, granulados e pulverização no sulco de plantio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário