Pulgão

Pulgão ataca diversas plantas

O pulgão da ordem Hemiptera e família Aphididae apareceu primeiramente como uma praga no Brasil em 1970. Existe mais de 1 mil espécie de pulgões que atacam as mais diversas plantas.

Os pulgões são insetos pequenos do tipo picador e sugador. Eles podem apresentar diversas cores, de acordo com a espécie, entre o marrom, verde, amarelo, vermelho, cinza e o preto. Eles vivem em colônias sobre plantas. Apresentam ciclo de vida muito curto, podendo completar uma geração a cada semana e originar até 10 ninfas/fêmea/dia. Desenvolvem-se e multiplicam-se melhor em temperaturas amenas (18 a 25º C) e em períodos de pouca chuva.

Os pulgões são capazes de desenvolver resistência contra pesticidas químicos, devido a aplicação repetida do mesmo pesticida na lavoura.

O controle dos pulgões pode ser feito naturalmente com a introdução de predadores (joaninhas, besouros e vespas) e parasitas. Outras formas de combate ao pulgão muito usado por agricultores e a calda de fumo e óleo mineral.

O caldo de fumo é feito com 250 gramas de fumo de corda misturado a 100 ml de álcool comum e a 1 litro de água fervente. O fumo é misturado com a água e deixado em repouso 24 horas, depois ele deve secar e ser misturado ao álcool. Basta aplicar a mistura nas plantas periodicamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário