Ferrugem Praga

Ferrugem pode causar danos irreparáveis

A ferrugem está entre as doenças mais comuns de fungos em plantas de jardim. Árvores, arbustos, plantas herbáceas, gramíneas, bulbos, frutas e legumes podem ser afetados. A praga da ferrugem muitas vezes (mas nem sempre) reduz o vigor da planta. Em casos extremos, a infecção da ferrugem pode até matar a planta.

A ferrugem é um grupo de doenças fúngicas que afetam a parte aérea das plantas. As folhas são mais comumente afetadas, mas a ferrugem também pode ser encontrada ocasionalmente em hastes e até mesmo flores e frutas.

As pústulas de esporos produzidos pela ferrugem varia em cor, de acordo com as espécies de oxidação e do tipo de esporos que produz.

Sintomas da ferrugem:

- Manchas foliares pálidas, eventualmente, evoluem para esporos produtores de estruturas chamadas pústulas
- As pústulas são encontradas mais comumente na face inferior das folhas e produz um grande número de esporos microscópicos
- Pústulas podem ser laranja, amarelo, marrom, preto ou branco. Algumas são de cor marrom enferrujado, dando à doença seu nome comum
- Em alguns casos pode haver dezenas de pústulas em uma única folha
- Folhas ou frutos severamente afetados muitas vezes ficam amarelas e caem prematuramente

O desenvolvimento da ferrugem pode ser retardado por vezes apanhando folhas afetadas assim que elas são vistas, desde que isto envolva apenas um pequeno número de folhas. Remoção de folhas em grande número é susceptível de fazer mais mal do que bem

Todas as partes da planta que estiverem infectados devem ser removidos no final da estação de crescimento. Os esporos de alguns tipos de ferrugem são muito resistentes.

A Calda Bordalesa, um fungicida caseiro, pode ser preparado facilmente e aplicado na planta. A receita consiste em misturar sulfao de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água. Esta calda tem eficácia comprovada sobre muitas espécies de fungos e bactérias em muitas plantas, sejam ornamentais, frutíferas, produtoras de grãos ou hortaliças.

A folhagem e flores de algumas plantas ornamentais são sensíveis a danos causados por certos fungicidas, particularmente algumas formulações de difenoconazole e miclobutanil. Verifique o rótulo do produto antes de usar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário