Nematóides

Nematóides ou Murchadeira

Os nematóides são organismos extremamente microscópicos e translúcidos que estão entre os mais abundantes animais da Terra.

Os nematóides afetam a produtividade de frutíferas e plantas ornamentais, causando danos à raiz das plantas, impossibilitando assim a absorção de nutrientes, além de atuarem como transmissores de outras doenças.

Os nematóides parasitas de plantas mais comuns são: Meloidogyne SP, Pratylenchus SP, Radopholus similis e Aphelenchoides SP.

O controle preventivo, como a aquisição de plantas sadias, destruição de restos de plantas infectadas e o uso de substrato livre de nematóides, são os meios mais eficazes de combater essa praga.

Em áreas com grandes jardins é indicado cultivar as Crotalárias ou o cravo de defunto, porque elas liberam uma substância nematicida.

Para o controle do nematóide também é comum a prática de rotação de culturas ou manter a área livre de vegetação por um determinado tempo. Podem ser adotados períodos de até 90 dias no campo, com o uso da aração e gradagem sucessivas, a intervalos de aproximadamente 20 dias, para eliminação de plantas invasoras da área.

Com isso, a cada movimentação do solo, reduzem-se a população de nematóides, formas juvenis, em cerca de 90%.

Os nematóides também são sensíveis a uma série de fungos e bactérias. Desta forma é ideal adubar a terra com húmus de minhoca, composto orgânico e cobertura de palha, para criar um ambiente ideal para a criação de fungos e bactérias que farão o controle natural dos nematóides.



Nenhum comentário:

Postar um comentário