Lagarta Minadora

A lagarta minadora é vulgarmente conhecida como bicho mineiro, minador, riscador de folha, entre outros.

O gênero Liriomyza é composto por 376 espécies, das quais, Liriomyza huidobrensis (Blanchard), L. Sativae Blanchard e L. trifolii (Burgess) são nativas do Novo Mundo, com ampla distribuição nas Américas do Norte e do Sul. No Brasil, estas três espécies ocorrem naturalmente em quase todos os estados, atacando cerca de 14 famílias de plantas, incluindo ornamentais, o feijão e oleráceas, com destaque para batata, tomate, alface, melancia e melão.

O adulto coloca os ovos sobre as folhas das plantas e, quando esses eclodem, a lagarta penetra e alimenta-se de tecido vegetal.

Esse ciclo leva de 8 a 20 dias, variando de acordo com a temperatura e o hospedeiro, fazendo com que a infestação cresça rapidamente. A larva faz galerias ou minas nas folhas e caules tenros. As minas são lineares e irregulares de coloração verde clara ou branca, que aumentam de largura à medida que a larva cresce. Alta infestação, além de provocar secamento foliar, torna as plantas mais suscetíveis e possibilitam infecções por patógenos.

A infestação ocorre durante todo o ano, sendo mais intensa no período de seca e quase desaparecendo no período de chuvas. Plantas que são irrigadas constantemente também não costumam sofrer com a praga, pois a água derruba os ovos das larvas fazendo com que o inseto não penetre na planta.

Recomendações de controle:

-Utilizar adubo como esterco bem curtido, fosfato natural, húmus e outros de origem orgânica;

-Utilizar armadilhas cor amarela na lavoura para atrair e capturar as moscas;

-Eliminar plantas ou partes da planta atacada (folhas) para reduzir a população do inseto;

-Pulverizar, semanalmente, calda repelente a base de extrato ou calda de fumo e pimenta;

-Aplicar, no início do aparecimento dos primeiros sintomas, inseticida a base de Bacillus

Thuringiensis mais espalhante adesivo, como farinha de trigo ou alhol.

-Pulverização com produtos químicos à base de cyromazine ou abamectin, no início do aparecimento dos primeiros sintomas, também são recomendados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário